Lembranças

Ruas e Praça da Usina Junqueira



 Estas fotos são de feverairo de 2008
Rua 1


Do lado esquerdo  ou do lado de baixo da Rua 1, existia a Rua Colônia Velha, moramos por lá em 1962, para quem não sabe doi a primeira rua da Usina Junqueira não existir mais, quem souber de mais histórias desta rua que faça seu comentário aqui no blog.
Onde morava o Sr. Adãozinho que fazia uma fogueira de São João grande e mais bonita do lugar.
Morava também o Preto Veio que fazia a folia de Santo Reis mais bonita e muito respeitada e com muitos doces de todos os tipos e sabores que voces poderiam imaginar.
Quem tiver foto do local que mande por favor.



Rua 1

Rua 1



Rua 2




Rua 3

Rua 4

Av. Higienópolis

Rua 5



Máquina 5 na Praça D. Sinhá Junqeira

Mercadinho na Praça D. Sinhá Junqueira,
e ao fundo a direita aparece o prédio da 
máquina de arroz.


Antigo clube na Praça D. Sinhá Junqueira
Esse clube nos traz muita saudade





Frente do antigo escritório.

Fundo do antigo escritório

Igreja Congregação Cristã no Brasil

Igreja Católica São Geraldo.

Vista do Grupo pela Rua 2 esquina com Parquinho


.
Entrada principal do Grupo

Antigo hotel na entrada da
Usina Junqueira


Essa praça não existia nos anos 60 e70



Salão de açúcar


Salão de açúcar aqui era a entrada principal não tinha cerca.


19 comentários:

  1. fiquei muito feliz em descobrir esta pagina, sou nascido em Uberaba mas fui criado ai na Usina Junqueira,meu Pai aponsentou ai como Eletrcista,passei minha infancia toda ai no período de 1962 até l980 sai dai com 18 anos. Fui morador na rua 2 no Numero 51.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha Toninho a Usina Junqueira deixou muitas marcas nas pessoas que moraram ai.

      Excluir
  2. Toninho.
    Eu fico muito contente em saber disso, mas fale o nome de sua mãe e pai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela se chamava Athayde conhecida mais de D. Taide ela faleceu a mais de 20 anos e o meu pai José Alexandre chamado pelos colegas de trabalho de Zé Maria ele faleceu em Setembro de 2014.

      Excluir
  3. Pois é: também nasci na Usina e morei até os oito anos na rua 4 número vinte e depois na Pracinha (Praça Sinhá Junqueira), número 9, onde tinha sido o bar do Fausto. Do lado de casa tinha az cadeia que depois virou local de ensaio da banda, na qual, mesmo moleque, com onze, doze anos, toquei surdo. Lembro-me de algumas pessoas da banda, como o Arthur (que também tocava nos Mancini e os Dez de Ouros), o irmão dele, o Altair, o Gaspar, o Donil e outros que a mente não me ajuda a lembrar... Estou aqui voltando no tempo... Para lembrar, sou filho do Sebastião Ribeiro (do futebol de salão) e da dona Altiva (que fazia sabão e geléia, que vendia na Usina toda, e depois trabalhava na cantina da quadra, além de vender mexericas e picolés no campo de futebol, balas e doces no jardim aos domingos e pipocas, balas e chicletes no recreio do Grupo, antes de construírem a cantina).

    ResponderExcluir
  4. Nasci na usina em 1953,sou filha do geraldo Vaz Queiroz que era montador das caldeiras,somos em oito irmãos;Jose(zito)joel,juarez,Maria,Hulda,Olga,Noemiae Judithe moravamos na rua higienopolis mudamos em 1971 pra São paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olga você tem a mesma idade que eu, eu sou de abril e nasci em Iguatama Minas gerais, mas fui bem dizer nascido na Usina Junqueira na qual eu adoro muito.

      Excluir
  5. Gostei muito de ver a foto do hotel da usina,esta do mesmo jeito.sera que recebe hospede? gostaria muito de saber,pretendo ir na usina ate o final do ano,e gostaria de ficar hospedada na usina.por favor ve isto pra mim.obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olga eu moro em São Paulo capital e não tem como ver, mas eu acho melhor hospedar em Igarapava é mais garantido, abraços.

      Excluir
  6. Olga eu não mora na Usina Junqueira e nem Igarapava, moro em SP Capital.
    Eu acho que o Hotel não funciona como Hotel, me parece que funciona como um bar.
    Pedi para alguém comentar se funcina como Hotel ainda.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Olga veja a foto tamanho normal que voce vai ver que o Hotel não e mais Hotel, veja a placa da lado direito da foto.

    ResponderExcluir
  8. me chamo marilene, nasci na usina junqueira em 1958, saimos dai 1963 de volta para natal rio grande do norte, lembro de poucas pessoas como irmã ofelia e irmão heliodoro, eram crentes da assembleia de deus, gostaria de encontrar alguem daquele tempo, sou filha do tomás pereira da guarda. lembrei também de uma amiga por nome dona clarice, sua filha era cadeirante e se chamava alba, brincava de bonecas comigo. que saudades.

    ResponderExcluir
  9. Marilene eu lembro um pouco da D. Ofélia, voce diz ser filha do Sr. Tomás por acaso ele está na foto que tem os guardas? Gostaria de lembrar de todos Marilene, mas quem sabe alguém reponde, um abraço pra voce e todo seus familiáres.

    ResponderExcluir
  10. Legal o seu blog,meu pai nasceu na usina e eu também e resido até hoje na rua dois.Meus pais se chamam,Nizio Terra e Vera Lucia Terra(cabelereira).
    Essa usina tem historia que não acaba mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nizio, eu vi a sua foto no Facebbok e os peixes que você pega no Rio Grande.

      Excluir
  11. esqueci de mencionar meu nome,Vladimir terra.Precisando de alguma informação sobre a usina,me adiciona no msn vladimirterra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Vlademir eu já adicionei você no meu MSN, vamos bater muito papo.
    Eu respondi um comentário da Vera Lúcia no "Uma mensagem de Geraldo Medeiros" ela é a sua esposa?
    Preciso de uma foto da Rua 3.
    Abraços.
    Cícero

    ResponderExcluir
  13. Bom dia! Meu nome é Rodrigo... Meu Pai - Mauro Silvestre de Oliveira, trabalhou aqui na Usina no Laboratório e depois passou para o "Projeto", e saiu em 1991, naquela greve que teve e que mandou muita gente embora... Também trabalho aqui na usina a 6 anos, e por coincidência, também no "Projeto", e procurando noticias antigas da Usina me deparei com esse Blog...
    Muito Legal isso... ah, Moramos em igarapava, emfrente a casa do senhor Aléo, pai do Chiquinho Aléo, "Zé Carlos Aléo, Néia, Toin e Luis Carlos Aléo, que morava antigamente aqui na Usina Junqueira.

    Ah... 6ª feira passada fui no "bar do tião", no campo de futebol... vi umas fotos de lá e lembrei de contar...

    Vamos Conversar...


    Abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha Rodrigo que você gostou, você está com seus pais?
      Tire umas fotos da fábrica e me made para colocar no Blogue, eu não tirei porque não pode mais entrar aí.
      Tire fotos da rua do escadão e do escadão.
      Eu lembro do Luiz Carlos Aléo, mande um abraço a todos Aleo.
      Que campo você foi?
      Me encontre no Facebook me procure por Cicero Assis.

      Excluir