Lembranças

HISTÓRIAS DA USINA JUNQUEIRA




Comentários do meu irmão José Alexandre (Taio)(Zezé)

A minha família não era de expressão no que eu denomino de sociedade Usinence.
Meu pai sempre foi reservado não era freqüentador dos tradicionais bailes mensais, carnavais etc.
Más eram conhecidas no seu ambiente de trabalho, por algumas pessoas mais próximas e pela vizinhança.
Não seguiremos uma ordem para os relatos que aqui faremos, mas tentaremos colocá-los cada um ao seu tempo.
Meu pai aportou na usina Junqueira em 1956, trazendo minha mãe e meus irmãos mais velhos, Ilda, Cícero, Celso, Ângela; instalando residência na Delta, na época um vilarejo do lado mineiro do rio grande,Trabalhava na limpeza do pátio do guindaste.
Em 1957 conseguia casa e se transferia para a Usina Junqueira, para a já extinta colônia velha.
No ano de 1958 é promovido a encarregado de limpeza na seção de vaporação, e aos
17/04/1959 eu nascia na colônia velha, José Alexandre Filho para os conhecidos Zezé ou TAIO apelido que me fora dado pelo treinador do time infantil de futebol, Vitor (meinha) onde atuei por um tempo como goleiro, e em 1960 nascia meu irmão mais novo Carlos.
Em 1967 depois de passar por outros setores da Usina, meu pai é transferido para a central elétrica, passando a trabalhar ao lado do Cláudio Fileto.
Após a saída do Cláudio passa a responsável pela central, até sua aposentadoria e saída da usina por volta de 1982-83.
Minha mãe sempre ao lado de meu pai, na lida do lar, na sua máquina de costura contribuindo com o pouco que ganhava, e na economia da dispensa com seus saborosos pratos e quitutes que complementava nossa sadia alimentação, contribuindo em grande parte para nossa educação, e para o que somos hoje, se não doutores pessoas dignas e honestas.
Minha mãe faleceu aos 31/03/1986 deixando uma grande lacuna em mim por ser a grande incentivadora de meus ideais.

2 comentários:

  1. Maria Luiza Mariano Souza25 de dezembro de 2010 às 23:07

    Fiquei muito feliz ao ler a sua história, parecida com tantas outras de famílias usinenses, como a minha.
    Meu pai chegou também masi ou menos no ano que o seu. Eu também nasci em 1959. Acho que estudamos juntos . Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria Luiza Mariano Souza, fico muito feliz com o seu comentário, pena eu não consigo lembrar que estudamos juntos eu saí dai em 1970 lembro de poucsa pessoas, o meu irmão deve lembrar perfeitamente, a intensão do site é lembrar das pessoas e das coisas boas que passamos na Usina junquira, pode mandar fotos da época e atual se tiver e se quizer,um forte abraço para você também.

    ResponderExcluir